RESENHA: “Sobre Garotas, Discos e o Tênis Vermelho”, Rockassetes


“Gostamos muito dos timbres que conseguimos. Deixamos o nosso pop mais sujo”, diz o vocalista Bruno Mattos sobre o disco de estreia do Rockassetes

Capa do disco "Sobre Garotas, Discos e o Tênis Vermelho"

Capa do disco “Sobre Garotas, Discos e o Tênis Vermelho”

Por Natasha Ramos


 

Com músicas que falam basicamente sobre garotas, relacionamentos e metáforas — como na música de abertura “Pipa”—, o Rockassetes, lançou, em abril de 2008, um álbum completo, intitulado Sobre Garotas, Discos e o Tênis Vermelho (independente) no festival Abril Pro Rock, em Recife.

 

Este disco mescla inéditas com canções lançadas anteriormente no CD demo (2003), nos dois EPs, Sistema Nervoso (2005) e SamPa SEcília (2007), e no single As Fechas (lançado em 2006 pelo selo do Senhor F). É o caso das faixas “A Garota do Tênis Vermelho”, “Os Discos Que Você Falou”, “Uma Carta Para Tarsila” e “Sogra Boa É Aquela Com a Boca de Aranha”.

 

A faixa de abertura, “Pipa”, vem recheada de trocadilhos inteligentes sobre uma tartaruga ambiciosa (“Pipa queria asas,/mas não para voar baixo”). Segundo Bruno Matos, vocalista, “Pipa” é uma gíria muito comum no nordeste.

 

Já em “A Garota do Tênis Vermelho”, o vocalista Bruno conta a história de uma garota misteriosa, cujas únicas referências são o tênis vermelho e os olhos negros. “Sempre gostei de ler contos excêntricos; ‘A Garota do tênis vermelho’ é isso: algo que aconteceu de uma maneira pouco usual. Você pode usar um pouco das suas próprias experiências ou apenas observar ao redor, ou, ainda, mesclar as duas coisas”, comenta ao Palco Alternativo.

 

 

Há ainda “Uma Carta para Tarsila”, escrita por Bruno para uma ex-namorada, quando ele tinha 16 anos. “Foi a segunda música que havia escrito na vida, ganhamos um festival estadual com ela em 2000”, comenta.

 

 

Para quem não entendeu a mensagem da 7ª faixa, “Sogra com a boca de aranha”, boca de aranha seria o mesmo que boca cheia de formiga, ou seja, morta. “Essa música é do João [Mello, baixista]. É uma espécie de homenagem às sogras”, conta.

 

 

Estas e outras faixas do disco estão repletas de backing vocals e guitarras sessentistas, com uma pitada do novo rock atual. Suas influências, desde Beatles e The Who até Weezer e Teenage Fanclub, podem ser notadas ao longo das 14 faixas temperadas com vocais melódicos e refrões que grudam nos ouvidos que, à menor distração, nos fazem bater o pé e balançar a cabeça ao compasso da música.

 

 

“Gostamos muito dos timbres que conseguimos, grande parte disso deve-se ao Clayton (baterista do grupo Cidadão Instigado e Detetives), que coproduziu o disco conosco e entende do que gostamos. Conseguimos deixar o nosso pop mais sujo, porém uma sujeira de bom gosto, vintage”, diz Bruno.

 

 

Mas os caras não dormem no ponto e já preparam um novo material. “Temos músicas suficientes para um segundo disco, estão sendo tocadas nos shows mais recentes. Inclusive, estamos fazendo metade do repertório com novas músicas. Muito provável que lancemos um single novo até meados deste ano, mas sem data exata ainda”.

 

 

Além do Rockassetes, os irmãos Bruno e Leo Mattos estão com um projeto paralelo, ainda indefinido. “Em março, lançaremos um single, e colocaremos material no MySpace. O conceito existe, mas ainda não um nome, então vamos aguardar.”

 

 

Os Rockassetes são Bruno Mattos (vocal, guitarra e violões), João Mello (contra-baixo e violões), Leo Mattos (baterista, vocais e pandeirolas) e Rafael Costello (guitarra). As composições são todas de Bruno Mattos, exceto “Sogra Boa É aquela Com a Boca de Aranha”, de João Melo, e “Sobre Mulheres e Vinis”, de Bruno e Rafael Costello. O disco pode ser baixado no site dos caras.

 

Disco: Sobre Garotas, Discos e o Tênis Vermelho

Ano: 2008

Independente

 

Faixas

 

1 – Pipa

2 – A Garota do Tênis Vermelho

3 – As Flechas

4 – Os Discos Que Você Falou

5 – Eu deveria Te Esquecer

6 – Uma Carta Tarsila

7 – Sogra Boa É Aquela Com a Boca de Aranha

8 – A Garota do 10º Andar

9 – Fora de Órbita

10 – Sobre Mulheres e Vinis

11– Desinteresse

12– SNE

13 – Fique Longe De Mim

14 – Encruzilhada

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s